Quando você embarca em uma reforma de qualquer tipo, há muito em jogo: sua visão criativa, suas finanças, a integridade estrutural da sua casa e talvez sua sanidade mental. Os erros de reforma da casa são inevitáveis, mas vale a pena lembrar que mesmo os menores projetos requerem um equilíbrio delicado de ambição e paciência. É por isso que um planejamento cuidadoso é o primeiro passo importante, para que você possa evitar pequenos erros (medições erradas, falhas de hardware e vazamentos enormes) antes que se transformem em grandes problemas mais tarde.
Embora atrasos interrompam o processo em algum momento, há algumas maneiras infalíveis de evitar que os erros mais gritantes de reforma da casa ocorram. A seguir, designers de interiores, empreiteiros e outros profissionais da indústria doméstica revelam os maiores erros que você vai querer evitar durante seu próximo projeto.
1. Priorizar as atualizações cosméticas antes das fundamentais
É tentador querer construir o banheiro dos seus sonhos antes de consertar as coisas chatas, como o seu aquecedor de água envelhecido. Mas pular as atualizações fundamentais é um grande erro, de acordo com Gabriela Narvaez, empreiteira geral e fundadora da Guild Properties.
“Uma vez, tive uma cliente que queria reformar e melhorar a sua cozinha acima de tudo, Uma cozinha de luxo totalmente nova era o seu sonho. No entanto, o sonho teria se tornado um pesadelo se eu não tivesse descoberto que seu telhado tinha um buraco de verdade!”, diz ela. “Quando fizemos uma inspeção do telhado, descobrimos que a água já estava caindo em seu sótão. Se ela tivesse seguido em frente sem consertar o telhado, seus lindos armários e bancadas novos teriam sido arruinados com danos causados pela água do telhado com vazamento”.
Para evitar catástrofes, certifique-se de que as estruturas e sistemas internos da sua casa estejam em ordem antes de retirar as amostras de azulejos.
2. Ignorar a integridade arquitetônica da sua casa
Qual é o arrependimento mais comum entre os clientes de Laura Williams? Não conseguir manter a integridade arquitetônica das suas casas. A fundadora e proprietária da ATX Interior Design explica que a estrutura de uma casa é importante – e deve ser honrada. “Por exemplo, se você tem uma casa mid-century, mas ama um estilo de design tradicional, talvez você não esteja fazendo nenhum favor à casa ao tentar forçar uma reforma para atender a esse design”, afirma. “Não precisamos adicionar colinas a um estilo simplificado de mid-century”.
Isso é especialmente o caso quando se trata do exterior de uma casa, acrescenta Michael Brickner, presidente da Precision Garage Door Service, uma empresa da Neighborly. “Um erro comum ao atualizar a porta da sua garagem é evitar o estilo arquitetônico da casa”, diz ele. “Quer garantir que o design geral da porta da garagem complemente o resto da casa”.
Existem, é claro, maneiras criativas de quebrar as regras. Mas, em vez de pegar o martelo imediatamente, tente dar um tempo e sentar com sua visão inovadora.
3. Não selecionar todos os seus materiais de renovação juntos
Janelle Blakely Photopoulos, proprietária e diretora da Blakely Interior Design, sediada em Rhode Island, aconselha a não selecionar todos os materiais do seu projeto de forma fragmentada. É um dos maiores erros que ela vê as pessoas cometerem. “Eles encontrarão um azulejo que amam e comprarão antes de planejar o resto do espaço”, diz ela. “Uma semana depois, eles encontrarão a bancada dos seus sonhos, mas os tons não combinam muito com o azulejo que já compraram”.
Felizmente, há uma solução simples: resiste ao impulso de fazer as suas encomendas até que todos os elementos importantes do seu projeto estejam finalizados. “Sempre selecionamos todos os materiais (e geralmente os móveis) juntos antes de fazer qualquer pedido para garantir que todos funcionem perfeitamente juntos – e se encaixem no orçamento definido”, acrescenta ela.
4. Não fazer o orçamento corretamente
Exceder o orçamento é comum quando se trata de reformas residenciais. Mas não precisa ser um erro que você precisa cometer. “Muitas vezes, as pessoas não têm clareza sobre os custos de uma reforma”, diz Narvaez.
Você pode evitar isso pesquisando para descobrir qual deve ser seu orçamento. “Veja seus custos ideais de material. Faça uma lista de prioridades. Não gaste todo seu orçamento no lavabo e depois não vai sobrar nada para a cozinha”, ela explica enquanto aponta que muitas pessoas entram em seu primeiro projeto de reforma pensando que custará muito menos do que realmente custa. “Na maioria das vezes, elas não levam em conta o custo de mão de obra de boa qualidade”.
Certificar-se de que as suas finanças estão em ordem antes de começar pode ajudá-lo a evitar atrasos, de acordo com Blakely Photopoulos. “Mas, se o investimento global exceder suas expectativas, tem várias opções: considere esperar até que o momento seja melhor para que possa obter exatamente o que pretende, pergunte à sua equipe de design sobre a possibilidade de dividir o projeto em fases mais longas (embora nem sempre seja o ideal), ou trabalhe com o seu designer para valorizar determinados aspectos do design de modo a cumprir o seu orçamento”.
5. Não conhecer o terreno antes de começar
Os novos proprietários estão muitas vezes ansiosos por começar a trabalhar na melhoria da sua casa. Mas fazer melhorias logo de cara nem sempre é sensato, observa Narvaez. “Por exemplo, se você quiser reformar o porão, você sabe se ele inunda sempre que chove? Ele tem umidade excessiva? Coisas assim precisam ser avaliadas antes de qualquer projeto de reforma”, ela continua. “Também é importante entender o fluxo da sua família dentro de sua casa antes de começar uma reforma que mudará os layouts. Se você está decidido a ter uma planta baixa aberta, realmente determine se você precisa de uma. Demolir paredes realmente será um uso benéfico do espaço?”
Dedicar alguns meses para entender o fluxo da vida diária em sua casa te ajudará a otimizar suas reformas.
Fonte: casavogue.globo.com
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail